sábado, 2 de outubro de 2010

como remover uma placa de audio existente

Para remover uma placa de audio existente

Se tem uma placa de som, deverá removê-la antes de instalar a nova placa. Se a placa de som do computador estiver incorporada na placa principal, pode continuar com "Para instalar a nova placa de som".

1.Localize a placa de som. Se não tiver a certeza de qual é a placa de som, siga os fios dos altifalantes até à parte de trás da placa e, depois, veja em que ranhura está a placa.

2.Desligue os cabos de altifalantes e microfones existentes da parte de trás da placa de som.

3.Se existir um cabo dentro do computador a ligar a placa de som à unidade de CD-ROM, desligue-o. Muitos computadores mais recentes não têm este cabo. Se não existir, pode ignorar este passo.

4.Remova o parafuso que está a segurar a placa de som no local.

5.Puxe com cuidado a placa directamente para fora da ranhura. Tenha cuidado para não torcer ou dobrar a placa quando é removida.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Periféricos de entrada, saida e mistos

Periféricos de entrada

Teclado: periférico que permite o usuário inserir dados através de diversas teclas, inclusive com combinações.

Mouse: periférico que permite o usuário posicionar uma seta (apontador) através da interface gráfica dos aplicativos. O mouse possui 2 botões padrões, o esquerdo e o direito.

Botão esquerdo tem a função de selecionar com um clique e executar com 2 cliques.
Botão direito tem a função auxiliar e na maioria dos aplicativos aciona um menu contextual de atalhos e comandos.
Há diversos tipos de modelos, como touchpad, trackball e óptico

Webcam: Periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento. Utilizada para vídeo conferências.

Scanner: Periférico de entrada, também conhecido como digitalizador de imagens. Captura imagens impressas (foto, livros, documentos) através da decodificação de reflexos gerados por impulsos luminosos.
Pode ser de mão ou de mesa. Usado em conjunto com um software de OCR (Optical Character Recognition) reconhecimento óptico de caracteres, pode transformar textos impressos em arquivos editáveis.

Periféricos de saída
Monitor -Os monitores dos computadores evoluíram desde os monocromáticos de baixa resolução até ao actual padrão Super VGA, que possui um resolução igual ou superior a 1024 por 768 pixels (pontos no monitor) e uma gama potencial de cores que pode ir até vários milhões.
A formação das imagens no monitor de um computador começa a ser codificada em sinais digitais (bits – zeros e uns), ao nível do processador e da RAM, antes de passar para uma placa específica – a placa gráfica – que se liga à placa mãe através de um dos seus slots de expansão. É nesta placa que se encontra o conector ao qual se liga o cabo do monitor. Da placa gráfica, a imagem passa então para o monitor, onde é projectada.
Uma importante característica de um monitor é a sua dimensão. Os monitores mais difundidos têm 14’’, 15’’ ou 17’’ (medida na diagonal, em polegadas).

Impressora -São indispensáveis sempre que se pretende passar para o papel o resultado de um trabalho que se fez no computador. Normalmente a impressora liga-se ao computador através de uma porta paralela.
Existem impressoras de muitos tipos; actualmente, os principais tipos são os seguintes:

- Impressoras de agulhas;
Funcionam através de uma cabeça que contém um conjunto de agulhas (9,16, 24.., conforme a qualidade da impressora), são essas agulhas que imprimem pontos contra o papel, através de uma fita impregnada de tinta. Comparativamente com as impressoras a jacto de tinta e laser, são as mais lentas e barulhentas, com baixa qualidade de impressão, mas têm a vantagem de conseguirem os mais baixos custos por folha impressa.

- Impressoras de jactos de tinta;
Funcionam com base num dispositivo que projecta jactos de tinta contra a folha de papel. Podem se a preto e branco ou a cores. São bastante silenciosas e medianamente rápidas. Em geral são mais baratas que as impressoras laser. A qualidade da impressão é melhor que as das impressoras de agulhas, mas inferior às impressoras laser.

- Impressoras laser;
Funcionam com base na tecnologia laser. São as mais rápidas e as que proporcionam a melhor qualidade de impressão, mas em contrapartida, são as mais dispendiosas, quer no seu preço, quer na manutenção e nos consumíveis que utilizam.

Periféricos de entrada e saída

São dispositivos capazes de fornecer dados ao sistema e ao usuário no mesmo hardware. Principais exemplos:
Monitor TouchScreen
Joystick (controles de jogos) com funções de vibração e force feedback
Modem
Pendrive

Modem - Hardware que pode ser instalado no interior do gabinete ou externamente (logo, torna-se um periférico). Seu nome vem de Modulador e Demodulador de sinais, ou seja, transforma tipos de sinais para o tráfego de dados. Um modem ADSL (de internet de alta velocidade) é capaz de demodular o sinal analógico do telefone e modular o sinal digital do computador, para troca de dados através do cabo do telefone. Principais exemplo:
Fax-modem
ADSL modem
Cable modem
WiFi modem

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

actividades praticas

23-09-2010
Início da construcao do blog.

24-09-2010
Formatacao de um computador, a intslar o office 2007, e a trocar a pilha de um pc tambem reparamos um computador que tinha o botao de ligar estragado

27-09-2010
Continuação da contrução do blog.

29-09-2010
Escolha dos grupos para o trabalho de grupo.
Pesquisa dos perifericos de entrada , saida e mistos.

07-10-2010
Inicio do trabalho de Grupo como instalar uma placa de audio.

11-10-2010
Continuacao do trabalho de grupo.

14-10-2010
Intalacao e a configurar placas de rede e a configurar a rede minedu.

21-10-2010
Aula no servidor.

25-10-2010
Finalizacao do trabalho de grupo.